quinta-feira, 28 de abril de 2011

Clube de Poesia

Levava eu um jarrinho

P’ra ir buscar vinho
Levava um tostão
P’ra comprar pão;
E levava uma fita
Para ir bonita.
Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro p’ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!
Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
Para ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.

Poema escolhido por Inês Lopes do 5ºH.
Fernando Pessoa, Poesia


O Ratinho Musical


Meu quarto é um violino,
a minha rua um piano
junto ao largo do tambor
é que eu moro todo o ano.
Minha escada é uma harpa,
nos pratos da bateria
vou sempre matar a fome,
seja noite ou seja dia.
Para andar de carrossel
eu ponho um disco a girar.
Bato-lhe com a batuta
se um gato me vem caçar.
Para namorar as ratinhas
canto lindos madrigais
e em vez de notas de banco
uso notas musicais.

Luísa Ducla Soares, A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca, Editorial Teorema
Poema escolhido por Nelson Santos 5º H


QUEM ME DERA VOAR


Quem me dera voar. Espreitaria as nuvens por dentro,
subiria pelo arco-íris acima até ver como ele é.
Quando visse um pássaro a voar, poderia ir atrás dele.
Ás vezes voaria muito depressa.
Mais depressa do que o vento.
Outras vezes voaria devagar por sobre a minha cidade,
olhando as pessoas lá em baixo.
Ao voltar para casa, ficaria a pairar por cima dela,
a acenar as pessoas.
Era assim que eu faria se podesse voar.

WALLEY, Dean
Poema escolhido por Cátia Moreira do 5ºB





O Clube de Poesia agradece a colaboração dos alunos do 5º B e da Professora Carla Abreu.

Sem comentários:

Enviar um comentário