quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comemorações Centenário da República

No âmbito das Comemorações do Centenário da República, durante o mês de Outubro houve uma exposição de trabalhos no espaço da Biblioteca Escolar, realizados por alunos de algumas turmas.

video


No dia 5 de Outubro, foi projectado um vídeo com fotografias da exposição presente na Cordoaria Nacional em Lisboa realizado pelo grupo de História e Geografia de Portugal.


video

A par destas actividades, a Biblioteca Escolar dinamizou um concurso sobre a efeméride, onde os alunos escreveram frases alusivas ao acontecimento.

IV Conferência Internacional Ler no século XXI

Nos dias 15 e 16 de Outubro de 2010, o Plano Nacional de Leitura (PNL), com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, promoveu a IV Conferência Internacional Ler no século XXI – Livros, leituras e tecnologias, no espaço da fundação. Muitos acorreram a assistir às conferências, enchendo a sala durante os dois dias. Maria dos Anjos Ribeiro e Ana Rita Lopes, professoras da EB 2.3 Professor Agostinho da Silva, também estiveram lá.
A sessão de abertura ficou a cargo de imponentes figuras como a Ministra da Educação, Isabel Alçada, o Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, o Director do Serviço de Educação e Bolsas da FCG, Manuel Carmelo Rosa, a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Alçada e a Directora da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, Fabíola Abreu Afonso.
A Ministra da Educação quis prestar a sua homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo, que nos deixou este ano. Uma escritora que influenciou as escolas, as famílias, as crianças, abrindo novas perspectivas.
Em relação ao Plano Nacional de Leitura, a Ministra da Educação mostrou a sua satisfação pela dinâmica que o Plano tem trazido à escola, às bibliotecas, às famílias, às associações e agradeceu o empenho de todos aqueles que têm possibilitado a sua implementação (embora tenha demorado alguns “séculos” a ser colocado em prática).
Deixou-nos também esta mensagem: “a leitura e a escrita são um bem essencial e acessível a todos.
Ao longo da vida, a aprendizagem da leitura e da escrita é uma constante. Um esforço e uma criação que produz resultados diferentes, uma vez que nem todos são artistas e autores, mas todos dão alguma coisa de si quando escrevem, todos produzem algo.
As pessoas que se dedicam à promoção da leitura e da escrita (os profissionais) são contagiados por essa actividade e isso reflecte-se na prática.

Finalmente, a dinâmica dos vários projectos que o PNL envolve, suscita entusiasmo e actividades diversas, nas quais as pessoas que as promovem, se envolvem e se tornam, ao mesmo tempo, co-autoras do projecto. Assim sendo, as escolas, as bibliotecas, as fundações, as famílias produzem algo de diferente e acrescentam o seu contributo a “uma rede interessante que surgiu no nosso país”. É preciso continuar a desenvolver o PNL, porque é muito importante para o nosso país.
A pergunta que pairava no ar: será que as novas tecnologias matam o livro? Teve também a sua resposta, pois estas não constituem uma ameaça, mas são uma janela de oportunidade de ler no futuro, são a possibilidade de novos suportes para livros, de fazer conferências com personalidades de vários locais do mundo, em simultâneo, através da videoconferência.
Por isso, num balanço final é preciso ler, independentemente, do formato. Assim surgirão novos textos e novas escritas. Até lá boas leituras!

Dia Mundial da Alimentação no espaço da BE

Os professores e os alunos juntaram-se à Biblioteca para celebrar o Dia Mundial da Alimentação com exposição de trabalhos realizados no âmbito da referida data.
O 5ºF construiu cartazes, o 6º F marcadores e folhetos, o 5º G e H construíram uma pirâmide alimentar e o 6º D ofereceu um livro à biblioteca escolar alusivo ao tema e da sua autoria.


.........

........

video

A biblioteca escolar dinamizou o concurso para celebrar a efeméride.


A BE agradece aos professores: Gertrudes Guerreiro, Ana Rita Lopes, Carole Sousa, Armando Costa e Andreia Teixeira.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro junta-te a nós e comemora o Dia Mundial da Alimentação.

Participa e deixa o teu poema....

VAMOS RIMAR COM A ALIMENTAÇÃO!

Estes alimentos são muito importantes
Ajudam o teu corpo a funcionar;
Comer fruta, hortaliça e verduras
Nunca deves recusar.

Para cresceres com saúde
Muito leite deves beber;
Para teres ainda mais cálcio
Queijo e iogurte deves comer.

Ovos, carne e peixe
Alimentos que deves comer,
Dão-te proteínas
Para que possas crescer.

Massas, batatas e pão
estão na nossa alimentação;
Arroz, feijão e grão
deves comer com moderação.

Dão-te força e energia
Para crescer e brincar;
Se fores muito comilão
Decerto vais engordar.
Escreve agora o teu poema.

Mês das Bibliotecas Escolares

Durante o mês de Outubro celebrou-se o Mês das Bibliotecas Escolares.
A nossa biblioteca também aderiu às comemorações com um cartaz, marcadores e lançou um concurso de incentivo e promoção da leitura através do Cartão de Leitor. A par deste cartão existe um programa que efectua as estatísticas de cada leitor, sendo no final do ano lectivo distinguido o melhor leitor.

Hora do Conto

A Biblioteca Escolar tenciona dar continuidade a uma das actividades realizadas no ano lectivo anterior "A Hora do Conto".
As turmas são convidadas a ir ao espaço da BE ouvir ler um conto por um professor, membro da equipa da BE, ou um outro convidado para o evento. Esta actividade irá realizar-se com alguma frequência ao longo deste ano lectivo.
A primeira sessão teve lugar no dia 6 de Outubro de 2010, sendo lido o conto "As minhas férias" de Jacinto Lucas Pires. Seguiu-se um período de "debate" sobre a história, tendo a sessão sido concluída por uma actividade na Internet sobre a compreensão do texto, do Instituto Camões. Como ainda sobravam alguns minutos para terminar a actividade, os alunos foram desafiados a ilustrar um momento do conto que mais os tenha impressionado.

video

video

domingo, 3 de outubro de 2010

Site da Biblioteca Escolar

A equipa da Biblioteca Escolar está a construir um site, mas já poderás aceder ao mesmo e fazer as actividades disponíveis. Basta clicar aqui e bom trabalho.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Os alunos do 5º Ano visitaram a Biblioteca Escolar

Dando continuidade às actividades desenvolvidas no passado ano lectivo, a Biblioteca Escolar promoveu a visita de alunos do 5º ano para conhecerem o espaço e os recursos existentes. Convidou, também, a estarem presentes os Encarregados de Educação, que participaram activamente na actividade.
Na primeira parte da visita, a cada espaço foi atribuída uma cor. Os alunos, distribuídos em pequenos grupos, ocuparam as diferentes mesas, devidamente assinaladas, fizeram as actividades propostas de reconhecimento e de identificação. De seguida registaram os elementos recolhidos no questionário do documento de trabalho. A correcção foi entregue ao professor acompanhante para posterior correcção na sala de aula. Todos os grupos circularam pelas diferentes mesas.
Numa segunda parte da visita, foi divulgado o blog da Biblioteca Escolar e de seguida mostrado o site do Plano Nacional de Leitura (PNL), tendo os alunos assistido à leitura de livros digitais disponíveis on-line.
Por fim, procedeu-se à distribuição dos livros oferecidos pelo PNL.
Esta iniciativa mereceu por parte dos Encarregados de Educação um elogio e louvor oral e escrito, o qual se encontra registado em documento próprio.

video
Fotos da actividade