quarta-feira, 30 de junho de 2010

Teatro e entrega de livros

Devido ao pedido de alguns professores e alunos, as representações teatrais “Auto da República” (8º A), “Romance trágico de D. Pedro e D. Inês” (6º G) e “Musical D. Dinis e D. Isabel” (6º F) efectuadas no Dia do Agrupamento voltaram a ser apresentadas na Biblioteca Escolar, na tarde de 17 de Junho. Nesse dia procedeu-se à entrega dos respectivos certificados de participação aos alunos.
No final do evento, a Professora Ana Rita Lopes entregou livros aos alunos que participaram na actividade “Caderneta de Leituras” e conseguiram concluí-la com êxito. Esta actividade foi efectuada em parceria com a Biblioteca Escolar.

Fotos das representações teatrais

Alunos com certificados


Entrega de livros pela participação na actividade “Caderneta de leituras

A BE agradece a colaboração dos professores: Ana Rita Lopes, Carole Sousa e Luísa Venceslau.

Dia do Agrupamento


video

Imagens do Romance Trágico D. Pedro e D. Inês


video

Imagens do Musical D. Dinis e D. Isabel

video

Imagens das Jornadas Musicais

A Biblioteca Escolar agradece a colaboração dos alunos e das professoras Ana Rita Lopes, Carole Sousa, Luísa Venceslau, Vera Coelho e a todos os que assistiram às actividades, nomeadamente Encarregados de Educação.

Semana do Agrupamento

De 31 de Maio a 4 de Junho, celebrou-se a Semana do Agrupamento, onde foram desenvolvidas várias actividades pela escola.
Na Biblioteca Escolar houve uma exposição dedicada à Língua Portuguesa, assim como representações teatrais e concertos musicais.
Registam-se fotos dos eventos.



Fotos da exposição de trabalhos

Imagens da peça “O Romance trágico de D. Pedro e D. Inês



Imagens do musical “D. Dinis e D. Isabel


Imagens do “Auto à República


A BE agradece aos alunos das turmas do 6ºF, 6ºG e 8ºA pelo empenho nas representações teatrais; aos professores (Ana Rita Lopes, Carole Sousa e Luísa Venceslau) e animadores (Emanuel Vicente e Lídia Bispo) que dinamizaram as actividades e aos Encarregados de Educação que estiveram presentes na biblioteca para assistir ao evento.

Centenário da República

Comemorações do Centenário da República

Os professores de História organizaram, em colaboração com a Biblioteca Escolar, uma exposição de trabalhos sobre o Centenário da República.




Imagens da exposição de trabalhos realizados pelos alunos

A BE agradece a colaboração dos professores: Ana Rita Lopes, Carla Abreu, Cristina Crespo, Luísa Coelho e Piedade Correia

Bookcrossing

Iniciativa criada com o intuito de incentivar epromover a leitura, escolheu-se um conjunto de livros, cujas capas estiveram afixadas na biblioteca escolar, para os alunos seleccionarem uma obra e deixarem asua opinião.
Os livros iam passando de mão em mão. Após aleitura da obra, os alunos escreviam a sua mensagemsobre a referida obra, com o objectivo de motivar maiscolegas a ler essa obra.
Cartaz de promoção da leitura

As frases dos alunos sobre as obras:

Holidays

A Biblioteca Escolar recebeu, de 17 a 21 de Maio, a exposição de trabalhos dos alunos do 6º F, G e H sob a coordenação da professora Carole Sousa. O tema da exposição era “Holidays”, tendo os alunos escolhido o seu país ou cidade de sonho e pesquisado sobre ele. Após a pesquisa, utilizaram o vocabulário e a gramática aprendidos durante as aulas de Inglês e aplicaram os conhecimentos.
Aqui ficam as imagens dos trabalhos expostos.


A BE agradece aos alunos e respectiva professora pela colaboração.

Lua de Joana

Visita da escritora Maria Teresa Gonzalez à Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar teve o prazer de receber a visita da escritora Doutora Maria Teresa Gonzalez, no passado dia 4 de Maio de 2010.
Programa:
- Representação de uma adaptação dramatizada, da responsabilidade dos alunos do 8º E, da obra “A Lua de Joana”.
- Leitura de uma carta elaborada pelos alunos do 8º C.
- Sessão de perguntas e respostas à escritora.
- Entrega de lembranças: um cabaz de legumes produzidos na horta biológica dos alunos do Curso de Jardinagem; compotas confeccionadas e oferecidas pelos alunos do PIEF; ramo de flores oferecido pela escola.
- Sessão de autógrafos.

Todas as actividades foram cumpridas com bastante sucesso.
A escritora visitou a escola no âmbito do programa “Os Escritores vão à Escola” promovido pela Câmara Municipal de Sintra. Nesse intuito veio acompanhada por elementos da autarquia com destaque para o Vereador do Pelouro da Cultura.
No final da sessão a escritora teve palavras de apreço pelo trabalho desenvolvido pelos alunos e respectivas professoras.
Registam-se momentos da peça de teatro e de toda a sessão. Em baixo apresentam-se algumas fotografias que ilustram o evento.

video

A Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos envolvidos nesta actividade e respectivos professores, nomeadamente Rosário Rosa e Sofia Diniz.

terça-feira, 15 de junho de 2010

1 de Maio

Le Premier Mai

Os professores de Francês colaboraram com a Biblioteca Escolar na dinamização de actividades sobre este dia, celebrado em França de uma maneira muito especial. Para além da importância desta data, os franceses colhem a Flor de Muguet, em passeios e piqueniques pelo campo.

Imagens da exposição de trabalhos realizados pelos alunos


A BE agradece a colaboração dos professores: Alcina Borrego, Ângela Serra e Andreia Teixeira

25 de Abril

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos e do 25 de Abril, a Biblioteca Escolar recebeu uma exposição de trabalhos efectuados pelos alunos do 5ºG, 6ºF/G.




A BE agradece a colaboração dos alunos e das professoras Ana Luísa Rodrigues e Ana Rita Lopes.

Dia Mundial do Livro

No dia 23 de Abril comemorou-se, um pouco por todo o Mundo – cerca de 100 Países –, o décimo aniversário do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor o qual foi instituído pela Conferência Geral da UNESCO a 15 de Novembro de 1995. Nesse âmbito, a Biblioteca Escolar promoveu o passatempo “Para mim ler é…




“Para mim ler é…”
… uma actividade preciosa. Adoro ler.
… viver um sonho maravilhoso. Amo ler. Darcilene, n.º 7, 5º E
… descobrir coisas lindas e maravilhosas. Um livro é amigo. Amo ler. Abigail, 5º E
… ler o futuro. Aprender algo novo. Diana Reis, n.º 13, 5º G
… é saber aprender a ler e a escrever. Daniela Morais, n.º 11, 5º G
(Frases retiradas das folhas de registo do passatempo)

Exposição de trabalhos de HGP

Exposição de trabalhos

No âmbito do projecto “Hoje por mim, amanhã por ti”, a professora de História e Geografia de Portugal do 6º F/G efectuou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos, em grupo. Estes trabalhos incidiram sobre o subtema 3 do projecto acima referido, intitulado “Onde estou?”.

A BE agradece a colaboração dos alunos e da professora Ana Rita Lopes.

Prós e contras

A Biblioteca Escolar recebeu os alunos das turmas T1 e T2 do PIEF para dinamizar um debate, sobre o tema abaixo mencionado.
O programa “Prós e Contras” lançou um desafio a toda a turma do PIEF para participarem no debate a realizar no dia 25 de Março de 2010, cujo assunto em destaque será “Desenvolvimento vs Desigualdades: que soluções?”. Para tornar o programa mais próximo do real, foram escolhidos de entre os alunos da turma, nove elementos, que funcionaram como convidados especiais, representando assim um papel de destaque no debate. Apesar do destaque dado a estes convidados, o papel da assistência não seria de menor importância, sendo para tal, fundamental a sua participação activa.
Tivemos como convidados:
- Representante da Nações Unidas - ONU
- Representante da Organização Mundial de Saúde;
- Representante da Oikos - cooperação e desenvolvimento;
- Especialista em assuntos económicos (Banco Mundial e Fundo Monetário de Investimento);
- Representante da Associação dos Países em Desenvolvimento;
- Representante Instituto Português da Juventude (Jovem Voluntário);
- Representante da Assistência Médica Internacional (AMI);
- Representante do Ministro da Educação Nacional, Ciência, Cultura da Guiné Bissau;
- Representante da Associação das Mulheres da África Ocidental.
Esta actividade teve bastante sucesso, mobilizando a atenção do público envolvido no evento pela sua dinâmica que os alunos desenvolveram ao longo do debate em questão.
De salientar que o debate foi acompanhado por uma exposição de trabalhos dos alunos, referentes ao tema.

Fotos do evento

A BE agradece aos alunos e respectivas professoras, Lúcia Piñero e Susana Gomes, pela colaboração.

Entre tu e eu há nós de cultura

A Turma do 5º G veio até à Biblioteca Escolar representar a peça de teatro, no âmbito do projecto intitulado "Entre Tu e Eu há Nós de Cultura", sobre o tema da PAZ para algumas turmas da escola.Este projecto teve a participação especial do actor Tiago Justino, cujo auxílio foi relevante para o sucesso da actividade mencionada.



A BE agradece aos alunos e respectivas professoras, Teresa Bragança e Ana Luísa Rodrigues, pela colaboração.